sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Avaliação de livros didáticos

Filosofando: introdução à filosofia
Maria Lúcia de Arruda Aranha
Maria Helena Pires Marins
Editora Moderna
Valor: R$ 70.00 reais
Algumas características

A obra é estruturada e organizada em seis unidades temáticas, cuja exposição se sustenta na história da Filosofia: Cultura; Conhecimento; Ciência; Política; Ética; Estética. No final dos capítulos, leituras complementares ampliam o contato com os filósofos, bem como com textos de diferentes estruturas e registros, para serem analisados filosoficamente. As atividades privilegiam os exercícios de interpretação e problematização, estimulando a reflexão pessoal e o desenvolvimento de competências como a elaboração de dissertações. Nos apêndices finais, alunos e professores têm à disposição quadro cronológico; Vocabulário de termos filosóficos; Índice de nomes; Filmografia; Projetos e Bibliografia atualizada. Volume único, no formato 17 X 24 cm, com 440 páginas, suplementado por Manual de uso exclusivo do professor (40 páginas).
Ao que parece a obra atinge muito bem seu público alvo, que o de ensino médio. É muito interessante a forma como as autoras conseguem traduzir conceitos, muitas vezes extremamente abstratos, a uma linguagem acessível a estudantes de filosofia do ensino médio. Todavia, parece-nos que em alguns temas as autoras buscassem partir do universo dos jovens, talvez até citando exemplos, o grau de interesse poderia facilitar a compreensão para os mesmos. Isso não apaga por sua vez a grandeza delas terem trazido na obra trechos dos grandes clássicos, pois garante a oportunidade de em algum momento de suas vidas, seus alunos terem contato com materiais de riqueza tão singular.
ESTÉTICO:

· Todo em preto e branco;
· Poucas gravuras;
· Ótima diagramação. Facilitadora para a leitura;


INICIAÇÃO À HISTÓRIA DA FILOSOFIA
Dos pré-socráticos a Wittgenstein Danilo Marcondes Filosofia 300 páginas
Editora Jorge Zahar
R$ 36.00 reais


Algumas características:

A obra situa pensadores e correntes filosóficas em seu contexto histórico, discute idéias e conceitos, além de reproduzir alguns dos textos mais relevantes dos filosófos estudados. Cada capítulo vem acompanhado de um quadro sinótico, uma seleção de leituras sugeridas e questões e temas para discussão em sala de aula, revelando a preocupação eminentemente didática da obra. Dividido cronologicamente em quatro partes – filosofia antiga, medieval, moderna e contemporânea –, após cada capítulo o livro traz quadros sinóticos que recapitulam a matéria estudada, uma seleção de leituras sugeridas, além de propor questões e temas para discussão em sala de aula, o que reforça e traduz o caráter expressamente didático da obra. Todavia, tais questões de assimilação não buscam partir da realidade dos alunos. Conta também com índice remissivo. A obra é interessante para aqueles que já se interessam pela filosofia, mas não para os que, derrepente, já carregam consigo um preconceito de que ela não serve para nada;

ESTÉTICO:

· Os textos parecem ser amontoados;
· O espaçamento entre linhas é muito pequeno
· Não consta gravuras

Nenhum comentário: