sexta-feira, 14 de março de 2008

Filósofos e terapeutas*

A introdução da obra Filósofos e terapeutas em torno da questão da cura, organizado por Daniel Omar Perez, tomando como linha condutora o comentário de Raphael Correa, quer apresentar, de fato, o homem como sedo seu próprio terapeuta. É pertinente observar nesse ponto que tal afirmação parece ter como pressuposto a razão, que é a chave de compreensão para o pensamento filosófico. Por meio dela é que o indivíduo pode escolher qual é o direcionamento que pretende dar a sua vida.
Correa afirma que muitas vezes o ser humano pode se ver, seja conscientemente ou inconscientemente, impossibilitado de chegar a uma cura. Dessa forma, ao que parece, ele está remetendo-se à Perez em sua consideração de que “as doenças, segundo Antístenes (filósofo grego do século IV a.C.), aparecem quando nos afastamos da natureza e sua cura consiste em voltar para ela” (PEREZ, 2007, p.10). Tal afirmação do autor da obra, apesar de Silva não se prolongar nesse ponto que trata da corrente filosófica da “escola cínica”, afirma que para o homem encontrar a felicidade e a verdade é necessário que se faça a adesão a uma vida voltada para si mesmo, sem protocolos.
Raphael Correa em sua dissertação afirma que a filosofia, ou pelo menos algumas de suas teorias, visa construir ou reconstruir o homem que é necessitado de um auto-conhecimento. Dessa forma, ele parece apresentar com as palavras construir e reconstruir a idéia do homem em um constante processo de transformação. A própria história do pensamento filosófico é capaz de revelar a face desse ser humano que é atual, mas, que carrega consigo as características próprias do sua raça.
Portanto, percebe-se que a abordagem sobre a cura como foi proposto por Correa, baseado em Filósofos e terapeutas em torno da questão da cura, é de fundamental importância. Tal idéia acompanha, desde os primórdios, toda a concepção de filosofia e a necessidade de seu resgate. Com isso, se pode renovar a cada dia o ardor em alcançar a meta de levar a cura aos que estão doentes, tornando-se assim uma resposta não só para si mesmo, mas, para toda a humanidade.

*Comentário sobre a resenha de Paphael Correa (www.filoliber.blogspot.com) acerca do livro Filósofos e terapeutas em torno da questão da cura

Nenhum comentário: